terça-feira, 13 de maio de 2008

Atividades de relações humanas no mundo

A Iniciativa Comparativa de Relações Humanas teve início como um projeto da Fundação Sulista de Educação [Southern Education Foundation] em fins de 1995, quando promoveu uma séria de reuniões informais realizadas em Atlanta, nas quais destacados intelectuais, militantes e analistas de políticas públicas discutiram a questão racial, o racismo e a desigualdade nos Estados Unidos, na Africa do Sul e no Brasil. Logo em seguida, a diretora da Iniciativa, Lynn Huntley, viajou para cada país, realizando consultas com uma gama ampla de pessoas e de organizações.

Até meados de 1996, a Iniciativa já havia estabelecido uma colaboração operativa com o Instituto para a Democracia na África do Sul (Idasa) e com uma coalizão informal de grupos e indivíduos no Brasil. A Iniciativa também criou um Grupo International de Trabalho e Consultoria (IWAG), composto de destacados homens e mulheres dos três países. Esse Grupo ajudou a orientar a Iniciativa e participa plenamente em todas as suas atividades. A primeira reunião do Grupo foi realizada em Charleston, Estado de Carolina do Sul, EUA, em outubro de 1996.women_shake.jpg (10698 bytes)

Após embarcar num estudo da literatura existente, a Iniciativa encomendou um grande número de trabalhos tópicos e comparativos de cada país. Esses trabalhos foram utilizados no desenvolvimento dos relatórios e das publicações correlatas da Iniciativa.

A Iniciativa envolveu algumas centenas de intelectuais, militantes, autoridades governamentais, lideranças comunitárias e representantes do setor privado em consultas realizadas em Atlanta (abril de 1997), Rio de Janeiro (setembro de 1997) e Cidade do Cabo (março de 1998). O Grupo Internacional de Trabalho e Consultoria reuniu-se em outubro de 1998 para elaborar o seu próprio consenso e aprofundar a sua compreensão coletiva da matéria.

Nenhum comentário: